Um vídeo mostra um tubarão-azul capturado por pescadores na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. De acordo com Julianna Alferes, de 18 anos, o flagrante foi feito na tarde de sábado (29).
As imagens mostram um pescador com o animal nos braços e muitas pessoas ao redor, inclusive crianças. Algumas se aproximam para tirar fotos. O homem chega a molhar o animal para que os banhistas tirem fotos com ele vivo.
Em outro vídeo feito pelo pai de Julianna, o marceneiro Darcy Cassar, de 51 anos, que também estava no local, o tubarão aparece morto. O pescador inicia o corte do animal dentro do barco atracado na areia da praia. As imagens também mostram um filhote da espécie morto.
“Os pescadores foram três vezes no mar buscar marisco. Nas duas primeiras vezes, eles voltaram com os mariscos. Na terceira, vieram com o tubarão e dois filhotes. Os filhotes já estavam mortos, foram abatidos na água e jogados dentro do barco”, disse Darcy, que afirma ser contra a ação.
Segundo o biólogo Eduardo Pimenta, a aparição de tubarões ocorre quando os animais se aproximam das praias em busca de alimentação e acabam perdidos.
“É um fato recorrente no verão do Rio. Os cardumes de peixes se aproximam da beira e os tubarões chegam para se alimentar dessas presas. Muitas vezes, acabam chegando nas praias e têm esse tipo de receptividade. Normalmente quando é uma baleia ou um pinguim as pessoas se sensibilizam mais para resgatar e salvar”, explica o biólogo.
A filha de Darcy conta que chegou a entrar em contato com órgãos ambientais porque também foi contra o abate do animal, que segundo ela, estava em alto-mar.
“Eu postei [nas redes sociais] por achar um absurdo o que fizeram. Pescaram até os dois filhotes. Cortaram o tubarão na praia e não sei se venderam a carne, porque a gente foi embora”, relata Julianna, que é moradora de Araruama.
O post Vídeo mostra tubarão capturado na Praia de Itaúna, em Saquarema, no RJ apareceu primeiro em Notícias Novinhas.
from WordPress http://bit.ly/2AjV2qH
Nenhum comentário:
Postar um comentário