Após passar por Plutão em 2015, a sonda New Horizons, da Nasa, se aproximou na madrugada desta terça (1º) do objeto mais distante já explorado no espaço: a Ultima Thule, uma rocha coberta de gelo que tem 30 quilômetros de diâmetro e está a cerca de 6,5 bilhões de quilômetros da Terra, no cinturão de Kuiper – onde, acredita-se, estejam os corpos celestes remanescentes da formação do Sistema Solar. Teve até música inédita de Brian May, guitarrista do Queen, para comemorar o feito (leia mais abaixo).
A previsão era de que a New Horizons sobrevoasse o ponto mais próximo da Ultima Thule às 3h33 (de Brasília). No entanto, pela distância do objeto até a Terra, as informações ainda não chegaram à Nasa. A expectativa é de que os primeiros dados sejam recebidos ainda na manhã desta terça.
Hal Weaver, cientista da missão e pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, disse que o corpo celeste diminuto é “provavelmente o objeto mais primitivo já encontrado por uma espaçonave, a melhor relíquia possível do antigo Sistema Solar”.
O post Ultima Thule sonda da Nasa sobrevoa objeto celeste mais distante já explorado apareceu primeiro em Notícias Novinhas.
from WordPress http://bit.ly/2EX0h2Z
Nenhum comentário:
Postar um comentário